MULHERES DE ERECHIM EM FOCO
CARTOGRAFIAS, ESPAÇO E DESIGUALDADES
Resumo
Os debates sobre desigualdade de gênero no Brasil, apesar de presente nos estudos acadêmicos há décadas, ainda caminham a passos lentos para a compreensão geral das diferentes realidades das mulheres no país. Para a ciência geográfica, esses estudos precisam partir, antes de tudo, da compreensão espacial das relações sociais. Nesse sentido, para podermos construir um retrato das mulheres brasileiras e moradoras de Erechim é necessário entender e representar onde elas estão e que espaços (não) ocupam. O objetivo da pesquisa era elaborar um “retrato” da realidade das mulheres na cidade de Erechim a partir de seus contextos socioeconômicos e espacialidades no meio urbano, a fim de demonstrar a relação entre suas vivências e a área onde residem e como as desigualdades de gênero podem associar-se com as desigualdades socioespaciais. A pesquisa apoiou-se primeiramente da compreensão teórica dos elementos que compõe o foco de análise, que são principalmente a desigualdade socioespacial de gênero, a pesquisa quantitativa de indicadores sociais e o mapeamento deles.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).