TDIC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM

  • Thaíse Machado Vechietti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos
Palavras-chave: TDIC; Ensino de Ciências; Ciência-Tecnologia-Sociedade; Objetos de Aprendizagem.

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão amplamente difundidas em todas as esferas, desempenhando um papel essencial na área educacional. No ensino de Ciências, elas assumem uma função fundamental na facilitação da construção do conhecimento. Nesse contexto, objetivamos identificar o material-pedagógico referente ao ensino de Ciências, de perspectiva CTS, presente na Web de forma gratuita e em língua portuguesa, que pode ser caracterizado como Objetos de Aprendizagem (OAs). A partir da análise, a qual seguiu metodologicamente de acordo com a análise textual discursiva, desenvolveremos um website que permite o acesso a diferentes meios de difusão de conhecimentos, sendo estes focados no atrativo audiovisual. O website visa estimular a discussão sobre CTS por professores em formação inicial e continuada, e abrange um total de 178 páginas repletas de Objetos de Aprendizagem (OAs) enriquecidos com informações ilustrativas, sendo composto de simuladores do PhET colorado, e aplicativos do Google Play Store

Publicado
28-09-2023