TEORIAS LINGUÍSTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM METACOGNITIVA
INTERSEÇÕES PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Resumo
Este trabalho aborda, inicialmente, os processos de aprendizagem pelo qual as pessoas passam, para que seja possível mapear as defasagens das metodologias atuais que encontramos no ensino básico e tradicionalista. Após isso, serão discutidas novas metodologias de aprendizagem ativa, tanto em outras áreas do conhecimento como na área da educação e da linguística. Por fim, propomos a elaboração de um jogo de tabuleiro para a aplicação no ensino básico, baseado nos princípios de Pilati (2017), que abrangem o conhecimento prévio do aluno, desenvolver o conhecimento profundo dos fenômenos linguísticos estudados e promover a aprendizagem ativa por meio do desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
Palavras chave: Metodologias de Aprendizagem Ativa; Ensino e Gramática; Materiais Concretos e Educação.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).