TEORIAS LINGUÍSTICAS, METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM METACOGNITIVA
INTERSEÇÕES PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Palavras-chave:
Metodologias de Aprendizagem Ativa; Ensino e Gramática; Materiais Concretos e Educação.Resumo
Este trabalho aborda, inicialmente, os processos de aprendizagem pelo qual as pessoas passam, para que seja possível mapear as defasagens das metodologias atuais que encontramos no ensino básico e tradicionalista. Após isso, serão discutidas novas metodologias de aprendizagem ativa, tanto em outras áreas do conhecimento como na área da educação e da linguística. Por fim, propomos a elaboração de um jogo de tabuleiro para a aplicação no ensino básico, baseado nos princípios de Pilati (2017), que abrangem o conhecimento prévio do aluno, desenvolver o conhecimento profundo dos fenômenos linguísticos estudados e promover a aprendizagem ativa por meio do desenvolvimento de habilidades metacognitivas.
Palavras chave: Metodologias de Aprendizagem Ativa; Ensino e Gramática; Materiais Concretos e Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).