AGROTÓXICOS NA ÁGUA - QUAIS SÃO E QUAL SUA TOXICIDADE PARA ORGANISMOS NÃO ALVO
UM ESTUDO SOBRE O EFEITO DE CONCENTRAÇÕES RELEVANTES DE AGROTÓXICOS EM ANFÍBIOS
Palavras-chave:
Physalaemus cuvieri, Imazetapir, ecotoxicologiaResumo
O presente estudo buscou identificar danos causados pela exposição prolongada de girinos da espécie bioindicadora Physalaemus cuvieri ao herbicida Imazetapir. Para isso, os indivíduos foram mantidos em recipientes de vidro em grupos de 10, e expostos às concentrações controle, 1, 13 e 57 µg/L do agrotóxico durante 14 dias. Ao final do teste, foi verificado um aumento da mortalidade em relação ao controle nas concentrações 13 e 57 µg/L. Malformações morfológicas foram encontradas em todas as concentrações, com danos na boca e nos intestinos. A análise de eritrócitos identificou um aumento relevante de núcleos lobados, entalhados e com brotos em todas as concentrações em relação ao controle. Também foi identificado um aumento relevante no número de micronúcleos nas concentrações 1 e 57 µg/L.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

