O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS:
UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de investigação a escrita, entendida como uma forma de ação socialmente contextualizada. Desse modo, o objetivo é analisar o desenvolvimento da produção textual escrita de alunos da Educação Básica. Para tanto, faz-se uso do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo dos estudos da linguagem, pautado, sobretudo, nos escritos de Bronckart (1999, 2006), no que diz respeito ao papel da linguagem no processo de desenvolvimento humano, e em Schneuwly (2004), no que se refere às práticas de intervenção didática. Além disso, toma-se como base a concepção de linguagem e de gênero do discurso de Bakhtin (1992). Nessa perspectiva, a escrita representa uma ação humana que pode ser desenvolvida em diferentes contextos sociais e por diversos actantes, sempre utilizada com um objetivo definido. Quanto aos procedimentos metodológicos, destaca-se que o universo de análise é uma escola pública da Educação Básica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa, portanto, são estudantes que cursam o nono ano do Ensino Fundamental. Ademais, o instrumento gerador de dados é uma Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) voltada para o gênero opinativo. No caso em específico, trabalhar-se-á com a caracterização sociodiscursiva do texto dissertativo-argumentativo. A partir da efetivação da proposta, espera-se propiciar uma reflexão sobre o trabalho com escrita nas aulas de Língua Portuguesa, buscando propor sugestões que permitam avançar nesse contexto. Objetiva-se promover a instauração de um processo de conscientização no que diz respeito ao uso da linguagem, focalizando, em especial, o desenvolvimento da escrita de estudantes da Educação Básica.
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