DESVENDANDO E PROBLEMATIZANDO FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A leitura, interpretação e descrição de fenômenos nas diversas áreas do conhecimento são atividades que perpassam a compreensão de funções. Este objeto matemático é estudado em todos os anos do Ensino Médio e as diferentes formas de representá-lo podem dificultar sua aprendizagem. Devido a essas questões e ainda, considerando que a aprendizagem dos objetos matemáticos se dá a partir das representações, torna-se relevante refletir sobre o ensino de funções. Esta pesquisa teve como objetivo estudar as funções que são trabalhadas no Ensino Médio na perspectiva da teoria cognitiva de Raymond Duval, com o uso do software GeoGebra e, a partir disso, suscitar reflexões pedagógicas para este nível de ensino. A pesquisa foi do tipo exploratória e permeada por estudos orientados sobre as principais funções dando ênfase às distintas representações semióticas. A base teórica utilizada na construção do conhecimento foi a teoria de Duval, a qual enfatiza a importância das representações semióticas dos objetos matemáticos e, mais do que isso, das conversões entre elas. O estudo das funções nesta perspectiva possibilita a compreensão da função a partir de diferentes olhares/recursos, propiciando assim, que as funções sejam compreendidas a partir de distintas propriedades e características relativas à variabilidade e movimento.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).