PROCESSO DE MODELAGEM DE PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COM CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA

  • Andriéli Fistarol UFFS
  • Josiane Karoline Longhinotti
  • Tassiana Potrich
Palavras-chave: processo de modelagem; pesquisa metodológica; transtorno do espectro autista; terapia assistida por animais; criança;

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é demonstrado por alterações comportamentais acompanhadas por déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos, estereotipias, e interesse por atividades restritas, variando de indivíduo para indivíduo. Os animais, neste caso os cães, têm conseguido favorecer o processo de desenvolvimento e aprendizado de crianças com TEA por meio das Intervenções Assistidas por Animais (IAA). O objetivo foi desenvolver o processo de modelagem do programa de Intervenções Assistidas por Animais para crianças com Transtorno do Espectro Autista (PIAAC-TEA). A pesquisa metodológica foi desenvolvida baseado no Modelo de Intervenções Complexas da Medical Research Council que consiste em quatro etapas, as duas primeiras já desenvolvidas e a terceira desenvolvida neste subprojeto. O número total de participantes foi de 18 profissionais, da área da saúde e educação, que atendiam aos critérios exigidos. Eles responderam a um questionário com a versão 1 do PIAAC-TEA e puderam dar sugestões sobre cada item. Como meio de validação utilizou-se o IVC - Índice de Validade de Conteúdo, demonstrando aprovação em todos os itens. Esta etapa de modelagem do PIAAC-TEA foi importante para o aprimoramento do protocolo e poderá trazer benefícios consideráveis para uma prática segura, eficaz, oportunizando mais benefícios desta terapia.

Publicado
02-10-2023