OFERTAS IMOBILIÁRIAS, PLANEJAMENTO URBANO E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM PASSO FUNDO/RS

  • Érico Jonatan Oliveira de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim
  • Marvin Davi Rojeski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim
  • Juçara Spinelli Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim
Palavras-chave: Planejamento urbano; desenvolvimento urbano; desigualdade socioespaciais

Resumo

O planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento equitativo e sustentável das cidades. Ele desempenha um papel crucial na estruturação do espaço urbano, podendo impulsionar o crescimento econômico, mas também resultar em disparidades sociais significativas. O sucesso do planejamento depende das intenções e ações dos agentes políticos que controlam os instrumentos urbanísticos. Maricato (2000) argumenta que o aumento das desigualdades sociais nas cidades brasileiras não se deve à falta ou má qualidade dos planos urbanísticos, mas sim à aprovação de planos que atendem aos interesses de grupos políticos tradicionais e próximos ao governo, negligenciando as demandas urgentes da sociedade, especialmente das classes mais pobres. Dentre essas demandas estão as políticas públicas e os serviços essenciais, frequentemente inclusos em planejamentos urbanos bem elaborados, porém negligenciados pelos agentes políticos. O planejamento urbano é guiado por intencionalidades específicas, moldadas pelas relações de poder entre os principais agentes, como incorporadores imobiliários e o Estado. A industrialização é um marco histórico que provocou mudanças significativas no espaço urbano e demográfico das cidades, contudo, nem sempre promoveu um progresso equitativo para a população, resultando em condições injustas para os trabalhadores e dificultando o acesso à moradia digna. Mais adiante discutiremos sobre esse marco histórico na cidade de Passo Fundo.

Biografia do Autor

Érico Jonatan Oliveira de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity(2011), Ingá-PB. Atualmente, cursa Geografia Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim-RS. É Bolsista do projeto de pesquisa "Ofertas Imobiliárias, Planejamento urbano e desigualdades socioespaciais em Passo Fundo/RS (FAPERGS - PES 2022-0295). Foi Bolsista do projeto de extensão "A Cidade de Erechim no Século XXI: Adensamento, Expansão, Dinâmica Imobiliária e Temas Emergentes (2° edição)". É Voluntário no projeto de pesquisa "Dinâmicas imobiliárias intraurbanas e seus reflexos na rede urbana: estudos comparados em cidades polo regional do norte gaúcho" 2021-2022, e está vinculado ao grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem" (NETAP) pela UFFS.

Marvin Davi Rojeski, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim

Possui curso técnico profissionalizante em Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (2017). Atualmente, cursa Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. É bolsista no projeto de extensão "A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária - Repensando a região e a cidade (3 Edição)". Foi bolsista no projeto de pesquisa "Mercado imobiliário e desigualdades socioespaciais: um estudo em Erechim-RS". Foi pesquisador voluntário no grupo de pesquisa "Gênero e sexualidades em urbanidades periféricas" e está vinculado ao "Grupo Interdisciplinar em Gênero, Raça e Sexualidades" (GIGRAS) e ao "Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem" (NETAP), ambos pela UFFS. Tem interesse por pesquisar relacionadas às seguintes temáticas: direito à cidade e à moradia, mercado imobiliário, planejamento urbano e desigualdade socioespacial.

Juçara Spinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Professora do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura/Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano-regional da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional e atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, diagnóstico socioespacial, mercado imobiliário, cidades médias, reestruturação urbana, desigualdades socioespaciais e desenvolvimento regional.

Publicado
29-09-2023