OFERTAS IMOBILIÁRIAS, PLANEJAMENTO URBANO E DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS EM PASSO FUNDO/RS
Palavras-chave:
Planejamento urbano; desenvolvimento urbano; desigualdade socioespaciaisResumo
O planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento equitativo e sustentável das cidades. Ele desempenha um papel crucial na estruturação do espaço urbano, podendo impulsionar o crescimento econômico, mas também resultar em disparidades sociais significativas. O sucesso do planejamento depende das intenções e ações dos agentes políticos que controlam os instrumentos urbanísticos. Maricato (2000) argumenta que o aumento das desigualdades sociais nas cidades brasileiras não se deve à falta ou má qualidade dos planos urbanísticos, mas sim à aprovação de planos que atendem aos interesses de grupos políticos tradicionais e próximos ao governo, negligenciando as demandas urgentes da sociedade, especialmente das classes mais pobres. Dentre essas demandas estão as políticas públicas e os serviços essenciais, frequentemente inclusos em planejamentos urbanos bem elaborados, porém negligenciados pelos agentes políticos. O planejamento urbano é guiado por intencionalidades específicas, moldadas pelas relações de poder entre os principais agentes, como incorporadores imobiliários e o Estado. A industrialização é um marco histórico que provocou mudanças significativas no espaço urbano e demográfico das cidades, contudo, nem sempre promoveu um progresso equitativo para a população, resultando em condições injustas para os trabalhadores e dificultando o acesso à moradia digna. Mais adiante discutiremos sobre esse marco histórico na cidade de Passo Fundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

