ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO
Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de circulação de ideias no Mestrado em Ensino de Ciências – Campus Cerro Largo/RS. Trata-se de um estudo documental em que utilizamos a produção acadêmica dos professores formadores e egressos do PPGEC. Esse processo foi realizado para identificar marcas que constituem os sujeitos do programa, e, a partir disso identificar os estilos de pensamentos que caracterizam a circulação de ideias no contexto do PPGEC. A busca das produções foi realizada no currículo lattes no período de março e abril de 2023, em que preferencialmente buscamos por artigos completos publicados em periódicos no período após o ingresso no Programa, ou seja, publicações a partir de 2019. buscamos relacionar os resultados identificados com as categorias construídas pelo médico e epistemólogo polonês Ludwik Fleck (2010), estilos de pensamento, coletivos de pensamento e circulação de ideias. Para tanto, o olhar foi direcionado pelo escopo das linhas do Programa. dentificamos que ao todo 25 referenciais estão circulando com mais frequência nas
produções acadêmicas do PPGEC. A partir do cruzamento desses dados podemos afirmar que há pelo menos dois coletivos de pensamento instaurados no PPGEC, sendo um caracterizado pelo estilo de pensamento metodológico e outro pelo estilo de pensamento formativo-reflexivo. . A investigação indicou
aproximações e afastamentos característicos do processo de desenvolvimento de coletivos de pensamento, o que reflete a formação de matizes de pensamento caracterizados pelos referenciais, leituras e escritas que foram propostas pelos professores de ambas as linhas.
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