ESTUDO DE MODELOS ACÚSTICOS DE POÇOS PREENCHIDOS POR FLUIDOS PARA INVERSÃO DE PERMEABILIDADE UTILIZANDO ONDAS STONELEY
Resumo
Medidas acústicas em poços preenchidos por fluido são importantes para a determinação de uma série de propriedades da rocha, tais como a porosidade e a permeabilidade, quantidades fundamentais na análise de reservatórios de hidrocarbonetos. Estas medidas são feitas por uma ferramenta acústica que gera um pulso sonoro excitando os vários modos de vibração do sistema, posteriormente capturados por um conjunto de detectores. A partir dos dados coletados, a fim de estimar as quantidades de interesse, são empregados métodos computacionais baseados na inversão de modelos físicos do sistema rocha, poço e ferramenta. Neste sentido, este trabalho busca estudar e adaptar modelos acústicos do sistema físico com o objetivo de dar suporte teórico ao desenvolvimento de métodos numéricos que sejam capazes de extrair a permeabilidade da matriz rochosa por meio da análise do modo Stoneley, cuja velocidade e atenuação tem forte ligação com a permeabilidade da rocha da parede do poço.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).