DIVULGAR PARA CONHECER- DAS POÇÕES AOS LABORATÓRIOS: MULHERES QUE FAZEM CIÊNCIA

  • Lisieh Corrêa Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Gênero na Ciência; Visibilidade Feminina; Estratégia de Ensino

Resumo

 Apesar dos avanços em relação à temática de gênero serem consideráveis atualmente,  muitos materiais didáticos ainda são sexistas, principalmente referentes às imagens e representações que os ilustram. Nesse sentido, torna-se primordial a apresentação da representatividade feminina na Ciência no ambiente escolar, e uma forma de fazê-la é por meio de ferramentas tecnológicas. Buscamos desenvolver um material paradidático (e-book) de fácil acesso, com informações e assuntos sobre Mulheres na Ciência, contendo em um único local indicações sobre pesquisas, projetos, divulgações de sites, jogos didáticos, canais, além de sugestões de filmes e documentários.  Para realização do trabalho, utilizamos a plataforma de design gráfico Canva de forma online e gratuita. O e-book objetiva ser um recurso pedagógico interativo e informativo, o qual poderá ser utilizado em diferentes níveis de ensino para trabalhar e/ou apresentar as Mulheres na Ciência, contribuindo deste modo para a divulgação e aproximação de mais meninas e mulheres para o campo científico. 

Publicado
28-09-2023