MEMÓRIA, ATENÇÃO E ORIENTAÇÃO EM PACIENTES PÓS COVID-19

  • Guilherme Graff Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Karina Tombini
  • Renata dos Santos Rabello
  • Ivana Loraine Lindemann
  • Gustavo Olszanski Acrani
Palavras-chave: Sequelas, COVID-19, Avaliação Neuropsicológica

Resumo

O presente estudo os efeitos de longo prazo do COVID-19 na saúde cognitiva dos pacientes. Realizado entre setembro de 2022 e agosto de 2023, o estudo foi conduzido em Passo Fundo, RS, e recebeu aprovação ética. A pesquisa envolveu pacientes que tiveram diagnóstico positivo para COVID-19 e foram hospitalizados na região entre setembro de 2021 e setembro de 2022. Os participantes foram entrevistados, e a coleta de dados aconteceu entre julho de 2022 e abril de 2023.

Os resultados mostraram que, entre os 149 participantes, houve predominância de mulheres, indivíduos com mais de 60 anos e de raça/cor branca. Os sintomas mais persistentes após a internação foram fadiga, mal-estar geral e dispneia. A avaliação neurológica com o "Addenbrooke's Cognitive Examination" (ACE-R) revelou déficits cognitivos em 48% dos participantes, com problemas de memória em 44% e déficits de atenção e orientação em 50%.

Fatores como idade avançada, baixa escolaridade, autopercepção de saúde regular/ruim, doenças da saúde mental, desemprego e presença de doenças preexistentes, como sarcopenia e dor osteomioarticular, foram associados a uma maior prevalência de déficits cognitivos.

Os achados indicam que o COVID-19 pode causar sequelas na saúde cognitiva, enfatizando a necessidade de atenção aos grupos mais vulneráveis.

Publicado
28-09-2023