BIOHERBICIDA FÚNGICO PRODUZIDO A PARTIR DE BIOMASSA MICROALGAL

  • Júlia Nerling Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Camargo
  • Helen Treichel
  • Altemir Mossi
Palavras-chave: Controle biológico. Processos biotecnológicos. Segurança alimentar.

Resumo

O desenvolvimento contínuo de novos métodos de controle de plantas daninhas é essencial para a produtividade agrícola. Os fungos ocupam um lugar importante para a produção de bioherbicidas, pois apresentam vantagens em relação aos compostos sintéticos. As enzimas fúngicas secretadas são responsáveis por degradar a parede celular das plantas a fim de facilitar o  acesso dos fungos. (BORDIN et al., 2020).

Os fungos ocupam um lugar importante para a produção de bioherbicidas, pois apresentam vantagens em relação aos compostos sintéticos. As enzimas fúngicas secretadas são responsáveis por degradar a parede celular das plantas a fim de facilitar o acesso dos fungos. (BORDIN et al., 2020).

Fungos como o Trichoderma sp. são amplamente utilizados como agentes de controle biológico. O potencial fitotóxico dos bioherbicidas pode estar relacionado à presença de enzimas que causam alterações fisiológicas nas plantas-alvo, pois elas têm a capacidade de atuar em diferentes vias metabólicas, podendo alterar a absorção de nutrientes, a fotossíntese e a permeabilidade da membrana (RADHAKRISHNAN, et al., 2018; MEHDIZADEH, et al., 2020; VERMA et al., 2020).

As microalgas podem oferecer um substrato rico em carboidratos e proteínas, o que possibilitaria sua utilização como matéria-prima. Esta seria também uma alternativa a um meio de fermentação mais barato, agregando valor ao produto final. (MICHELON et al., 2016; COSTA et al., 2019) Nesse sentido, a bioprospecção de cepas microbianas é fundamental para a descoberta de novas espécies. Em processos fermentativos, essa biomassa têm potencial para atuar como substratos, visando o desenvolvimento de enzimas com menor custo. (COSTA et al., 2019; DE OLIVEIRA et al., 2020).

Sendo assim, pode-se concluir a relevância e importância de pesquisas da aplicabilidade da economia circular também no âmbito agrário, ressaltando também a perspectiva da melhora da qualidade de vida advinda da redução dos herbicidas comerciais.

Publicado
28-09-2023