O JOGO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM DISLEXIA

  • Kauany Staudt Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista
Palavras-chave: Dislexia; Aplicação do software; Leitura; Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo auxiliar crianças e jovens diagnosticados com Dislexia, principalmente no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica e um melhor desenvolvimento no processo de da leitura. Portanto, este estudo tem como objeto de análise aplicar e examinar o uso de um software intitulado EstimuGAME. Assim sendo, todas as atividades disponíveis no software auxiliam para fortalecer a consciência fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de letras, palavras, frases, rimas e sons, analisando suas ações, por meio da comparação dos desempenhos de cada participante, adquiridos em testes de leitura praticados antes e após a utilização do programa. Em suma, procuramos, a partir do uso dos jogos, oportunizar aos alunos um olhar acolhedor diante dos efeitos que a Dislexia possa ocasionar, possibilitando, assim, que ultrapassem suas limitações de forma prazerosa, sentindo-se cada vez mais incluídos no sistema de ensino, de maneira igualitária. Após um ano de interação, podemos perceber que os participantes demonstraram melhoras bastante significativas no desempenho de evolução diante de algumas dificuldades de leitura apresentadas no início do estudo. Dessa forma, vale destacar que a Dislexia não tem cura, mas pode ser amenizada a partir de ferramentas e metodologias específicas ao transtorno.

Publicado
09-10-2023
Seção
Linguística, Letras e Artes