O CONTO DE AUTORIA FEMININA NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PÓS-INDEPENDÊNCIA
Resumo
O projeto de pesquisa “O conto de autoria feminina nas literaturas africanas de língua portuguesa no pós-independência” tem como intuito tanto analisar a produção contística de livros de autoria feminina dos Países Africanos Oficiais de Língua Portuguesa (PALOP), como observar os diferentes papéis que as mulheres assumem nestas narrativas. Neste trabalho, analisamos o terceiro título da coleção “Contos de Moçambique”, a obra A viagem (2016), de Tatiana Pinto, Sonhos & Desvarios (2019), de Fátima Bettencourt e Desassossegos & Acalantos (2021), de Vera Duarte. A análise abrangerá as personagens e os temas dentro de cada obra. O trabalho foi desenvolvido através da leitura de obras críticas de especialistas sobre contos tradicionais e literaturas africanas de língua portuguesa como Tânia Macedo e Rita Chaves (2007), Ana Mafalda Leite (2012), Maria Aparecida Santilli (2007) e Carmen Secco (2007). O objetivo da análise é identificar as figuras femininas presentes nas obras, as condições as quais são submetidas e também suas vivências. Logo, buscamos as semelhanças entre as obras através das personagens principais.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).