PARTITURAS DO TEMPO: PAISAGENS SONORAS DE ERECHIM NAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DE GLADSTONE OSÓRIO MÁRSICO

  • Mayra Luisa Jorjio
  • Maria Eduarda Godinho Barbosa
  • Fernanda Mariga Chies
  • Maribel Haas de Toledo
  • Marcela Alvares Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Literatura gaúcha, Memória sonora, Patrimônio imaterial

Resumo

O estudo das paisagens sonoras históricas por meio da literatura ficcional é uma abordagem relativamente nova, apesar de os elementos sonoros sempre terem sido inerentes à literatura. Um dos aspectos contemporâneos relevantes nessa abordagem é a memória sonora, que se refere à capacidade de recordar e identificar sons pela memória. Assim, o objetivo deste trabalho é contribuir para a construção da memória sonora judaica de Erechim a partir da documentação das paisagens sonoras da obra Cágada, do escritor gaúcho Gladstone Osório Mársico. Os resultados desta pesquisa destacam a relevância da literatura na preservação dos aspectos culturais e históricos das comunidades. O romance oferece uma visão única das experiências sonoras da comunidade judaica local, incorporando músicas tradicionais, cantos religiosos e até mesmo línguas hebraicas no cotidiano dos personagens. Assim, as paisagens sonoras literárias não apenas refletem a cultura, mas também a moldam, constituindo-se como importantes registros de patrimônio imaterial sonoro da comunidade. Portanto, este estudo demonstra como a literatura, por meio das paisagens sonoras, contribui para a preservação da identidade cultural e histórica de uma comunidade.

Publicado
27-09-2023
Seção
Ciências Sociais Aplicadas