PRODUTIVIDADE DE LINHAGENS DE FEIJÃO NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI
Resumo
O presente resumo tem o objetivo de avaliar linhagens de feijão na região de Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, quanto a produtividade e resistência a doenças, visando viabilizar o registro de novas cultivares de feijão do grupo preto e do grupo especial para o Estado do Rio Grande do Sul. Onze genótipos (6 linhagens e 5 cultivares testemunhas) de feijão foram avaliados em duas épocas de cultivo (safra e safrinha) na área experimental na UFFS, campus Erechim, quanto a produtividade de grãos e a resistência as doenças (antracnose e crestamento). Comparando as épocas de semeadura os genótipos apresentaram maiores produtividades na safrinha. As linhagens não superaram as testemunhas em produtividade. Para a maioria dos genótipos, maior ocorrência de doenças foi verificado na safrinha, exceto para crestamento na folha. Portanto, no agrícola 2022/23, na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, o cultivo de feijão na safrinha resultada em maiores produtividades de grãos e maior incidência de doenças que na safra e não foi possível identificar nos ensaios realizados uma linhagem de feijão que supere as cultivares já registradas.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).