UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE MULHERES CIENTISTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIA DA NATUREZA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Mulheres na Ciência, Livro DidáticoResumo
O contato inicial dos estudantes com o conheciemnto científico ocorre através dos livros didáticos, que podem propagar a colonialidade do saber. As mulheres cientistas são invisibilizadas nos livros didáticos, revelando os obstáculos enfrentados por elas e desestimulando as jovens estudantes na construção de sua identidade como futuras cientistas. A presente pesquisa buscou identificar a presença e os contextos de inserção das mulheres cientistas em duas coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos mostram que a representatividade das mulheres cientistas nos livros didáticos analisados é inferior a 10% do total de menções textuais e imagens de cientistas. As mulheres cientistas estão presentes nas seções dos livros didáticos, colocando em dúvida sua aplicação em sala de aula. Por outro lado, as menções textuais caracterizam as mulheres cientistas como protagonistas, assumindo papéis de liderança, recebendo premiações, evidenciando a história de suas descobertas e os obstáculos enfrentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).