PARTITURAS DO TEMPO
ERECHIM NAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS, IMAGENS E SONS NO PERÍODO DO DISCO ÓTICO
Resumo
O presente trabalho utiliza como marco teórico o conceito de paisagens sonoras e sua relação com a avaliação da qualidade sonora dos ambientes urbanos. Os métodos de avaliação socioacústica propostos por normas internacionais negligenciam a perspectiva histórica das paisagens sonoras, imprescindível para fins de inventário de patrimônio sonoro urbano aplicado ao estudo de caso da cidade de Erechim. Assim, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a construção de uma memória sonora da cidade de Erechim no período do disco ótico (1981-1994). Para tanto, utiliza-se pesquisa bibliográfica com ênfase em relatos literários de escritores da cidade, catalogando fragmentos sonoros que remetem àquela época. A classificação dos objetos sonoros foi feita em seis grupos propostos por Schafer: Sons Naturais, Sons Humanos, Sons e Sociedade, Sons Mecânicos, Sons Indicadores, Quietude e Silêncio. Os resultados e discussões são apresentados em termos de reconstrução da paisagem sonora de Erechim durante o período do disco ótico, destacando os objetos sonoros identificados nos relatos literários, na obra "O Moço de Erechim" de Marinho Kern. Foram identificados diversos sons e categorizados em grupos, como sons mecânicos, sons humanos, sons e sociedade, entre outros. A qualidade afetiva das memórias sonoras é explorada através das descrições de Kern, evidenciando, por exemplo, paisagens sonoras calmas, caóticas, interessantes ou agradáveis. Neste contexto, o trabalho destaca a importância da literatura para a reconstrução da paisagem sonora histórica de uma cidade. Ressatla-se ainda a mportância de preservar e transmitir os marcos sonoros de uma comunidade por meio da literatura, enriquecendo a identidade sonora da cidade. Portanto, o trabalho contribuiu para a compreensão da relação entre paisagem sonoras históricas e cultura urbana.
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