A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA

  • Lucas Sakamoto Soares UFFS
  • Ana Carolina Kroth
  • Leandro Bordin
Palavras-chave: Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação em Engenharia, Formação socioambiental

Resumo

O presente projeto objetivou discutir a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida no processo formativo e implementada nas práticas profissionais no campo da Engenharia. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul e, na sua especificidade, nos cursos de Engenharia por ela oferecidos: Engenharia Ambiental e Sanitária dos campi Chapecó/SC, Erechim/RS e Cerro Largo/RS e Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos do campus Laranjeiras do Sul/PR. No estudo de caso, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários com os egressos dos cursos em questão e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que na medida em que a especialidade da Engenharia se afasta da vinculação específica com o meio ambiente, as questões ambientais e, por consequência, a Educação Ambiental passam a configurar como tema pouco ou nada relevante no processo formativo e nas práticas profissionais.

Biografia do Autor

Ana Carolina Kroth

Engenheira Ambiental e Sanitarista.

Leandro Bordin

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Civil. Doutor em Educação Científica e Tecnológica.

Publicado
27-09-2023