A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA APLICADA A PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Pensamento Computacional, AtividadesResumo
Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa, que tem como objetivo aplicar a Robótica e o Pensamento Computacional nas disciplinas de Matemática na Educação Básica, desenvolvendo propostas didáticas para a sua inserção em sala de aula. Desta forma, a abordagem aqui apresentada refere-se ao desenvolvimento e aplicação de atividades envolvendo números binários sem o uso de recursos computacionais, denominada desplugada. A pesquisa foi realizada através do estudo de caso com 10 estudantes de Altas Habilidades/Superdotação. Após a realização das atividades, foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar as possíveis contribuições da intervenção. Pode-se concluir que as atividades contribuíram para o processo de desenvolvimento destes estudantes, considerando que, de maneira geral, todos sentiram-se motivados e envolvidos ao longo da aplicação da atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).