A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA APLICADA A PROJETOS INTERDISCIPLINARES

  • Ana Luiza Pecinato Gresele UFFS
  • Janice Reichert
  • Milton Kist
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação, Pensamento Computacional, Atividades

Resumo

Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa, que tem como objetivo aplicar a Robótica e o Pensamento Computacional nas disciplinas de Matemática na Educação Básica, desenvolvendo propostas didáticas para a sua inserção em sala de aula. Desta forma, a abordagem aqui apresentada refere-se ao desenvolvimento e aplicação de atividades envolvendo números binários sem o uso de recursos computacionais, denominada desplugada. A pesquisa foi realizada através do estudo de caso com 10 estudantes de Altas Habilidades/Superdotação. Após a realização das atividades, foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar as possíveis contribuições da intervenção. Pode-se concluir que as atividades contribuíram para o processo de desenvolvimento destes estudantes, considerando que, de maneira geral, todos sentiram-se motivados e envolvidos ao longo da aplicação da atividade.

Publicado
27-09-2023