PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROPOSIÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Luis Fernando Silveira da Silva UFFS
  • Milton Kist
  • Janice Teresinha Reichert
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Linguagem de Programação, Livros Didáticos

Resumo

Com o grande avanço da computação, as linguagens de programação passaram a ser percebidas como uma ferramenta significativa para o ensino e aprendizagem, e conceitos como Pensamento Computacional (PC), começaram a ser integrados à educação a fim de tornar a tecnologia acessível às diversas realidades das escolas. Sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar como as linguagens de programação e o Pensamento Computacional são apresentados pelas obras didáticas, da área de Matemática e suas tecnologias do Ensino Médio, aprovadas no PNLD 2021. Para isso, realizou-se uma análise documental através de duas categorias previamente definidas, das dez coleções aprovadas pelo PNLD 2021. Após análise, foi possível constatar que, das dez coleções analisadas, nove apresentam uma definição para o Pensamento Computacional e oito apresentam linguagens de programação em suas abras.

Publicado
27-09-2023