DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UM SOLO ARGILOSO COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE MARMORARIA
Resumo
Tem-se observado ultimamente um aumento da demanda por rochas ornamentais, as quais agregam valor comercial às construções. No entanto, antes de serem incorporadas aos ambientes, essas rochas precisam passar por tratamentos prévios, o que culmina na geração do resíduo de marmoraria (RDM), tornando-se um problema quando destinado de forma inadequada. Assim, este trabalho teve como objetivo determinar a resistência mecânica de um solo argiloso compactado com adição de 3%, 5% e 7% de cimento e de 5%, 10% e 30% de RDM. Para tanto, foram realizados primeiramente ensaios de granulometria e de compactação Proctor Normal com o solo e o RDM. Posteriormente foram moldados corpos de prova cilíndricos de 5,0 cm de diâmetro e 10 cm de altura com o solo argiloso compactado com a adição dos diferentes teores de cimento e de resíduo para a determinação da resistência à compressão simples. Os resultados demonstraram que o aumento máximo da resistência ocorreu com a adição de 5% de RDM para os diferentes teores de cimento, sendo que a partir disso, há uma redução da resistência. Portanto, pode-se afirmar que é possível a introdução do RDM para o melhoramento da resistência do solo.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).