A CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PÓS PANDEMIA

  • Isabel Follmann Thomas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Kaleandra Savian Rauch
  • Jeize De Fátima Batista
  • Cleusa Inês Ziesmann
Palavras-chave: Inclusão escolar, Relações afetivas, Ensino regular, Aprendizagem

Resumo

O objetivo inicial é de investigar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo assim, como acontece a relação afetiva entre professor e alunos incluídos público alvo da educação especial na escola do ensino regular, especialmente, no retorno presencial pós pandemia, como base na Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. Para elaboração da pesquisa foram escolhidas três escolas da rede pública do ensino fundamental, para a realização da entrevista semiestruturada, tendo como conteúdo temático a inclusão e as relações de afetividade entre os professores e alunos pós pandemia. Essa entrevista foi realizada nas escolas com professores e depois transcrito pelas pesquisadoras. 

Esta pesquisa fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva sobre processo de aprendizagem, compreendendo como acontece a afetividade entre professor e alunos incluídos na escola do ensino regular. Acredita-se que a análise dos dados permitirá visualizarmos questões importantes como sobre aspectos relacionados ao trabalho do professor com relação à temática da inclusão e relações de afetividade, possibilitará compartilhar com os docentes envolvidos na pesquisa os resultados, propiciando uma reflexão crítica coletiva sobre o tema.

Publicado
27-09-2023