ESTRATÉGIAS DE ENGAGEMENT ACADÊMICO ADOTADAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Engajamento Acadêmico, Estado do Conhecimento, SciELO

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Estado do Conhecimento sobre Engajamento Acadêmico. Para esta pesquisa, especificamente, foi realizada uma busca por publicações científicas presentes no repositório do Scientific Electronic Library Online (SciELO) que tratassem da discussão sobre Engajamento Acadêmico em artigos publicados em revistas científicas na última década. A partir de tal pesquisa, pretende-se apresentar o que vem sendo dito sobre Engajamento Acadêmico nestes estudos, observando recorrências, ausências, abordagens e tendências quando este tema é abordado em publicações recentes. Após observação detalhada e cuidadosa do conteúdo, podemos afirmar que, quando as publicações abordam a temática em análise, há três tendências em suas abordagens: (i) Engajamento e as Estratégias no Ensino Superior; (ii) Engajamento e o Ensino Remoto no Ensino Superior; e (iii) Engajamento e a Permanência do Estudante no Ensino Superior, sendo predominante abordar o tema engajamento a partir da relação professor-aluno. 

Biografia do Autor

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Publicado
21-09-2022