ESTRATÉGIAS DE ENGAGEMENT ACADÊMICO ADOTADAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Estado do Conhecimento sobre Engajamento Acadêmico. Para esta pesquisa, especificamente, foi realizada uma busca por publicações científicas presentes no repositório do Scientific Electronic Library Online (SciELO) que tratassem da discussão sobre Engajamento Acadêmico em artigos publicados em revistas científicas na última década. A partir de tal pesquisa, pretende-se apresentar o que vem sendo dito sobre Engajamento Acadêmico nestes estudos, observando recorrências, ausências, abordagens e tendências quando este tema é abordado em publicações recentes. Após observação detalhada e cuidadosa do conteúdo, podemos afirmar que, quando as publicações abordam a temática em análise, há três tendências em suas abordagens: (i) Engajamento e as Estratégias no Ensino Superior; (ii) Engajamento e o Ensino Remoto no Ensino Superior; e (iii) Engajamento e a Permanência do Estudante no Ensino Superior, sendo predominante abordar o tema engajamento a partir da relação professor-aluno.
Copyright (c) 2022 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).