UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

  • Mariana de Bastos Santiago Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS

Resumen

Para Fleck (2010), a ideia de construção do conhecimento ocorre na coletividade e caracteriza-se por não ser neutra e apresentar caráter social, cultural e histórica. Dessa forma, o referencial epistemológico de Fleck (2010) é importante, pois contribui para o processo de análise acerca do desenvolvimento de pensamento de professores em processos de formação. Propomos como nosso principal objetivo neste trabalho, analisar estilos de pensamento de professores e egressos do PPGEC – Campus Cerro Largo/RS, utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. A metodologia é de natureza qualitativa, realizada em duas etapas, uma revisão bibliográfica realizada na BDTD e outra etapa empírica que consistiu em uma entrevista com formadores e egressos do PPGEC – UFFS Cerro Largo/RS. Observou-se a partir da primeira etapa da pesquisa que estudos que utilizam o referencial fleckiano no Brasil tem aumentado nos últimos 20 anos e que concentram-se em sua maior parte na região sul. Na etapa empírica, nove egressos e 7 formadores responderam. Observa-se que os referenciais citados refletem o que é proposto pela linha de pesquisa, e que há indícios do desenvolvimento de um estilo de pensar característico da linha, percebidos através discursos propostos para leitura e escrita pelo grupo de professores que formam cada linha.

 

 

 

Publicado
27-09-2022