AS MULHERES CIENTISTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumen
Os livros didáticos são materiais didáticos amplamente usados na Educação Básica, e sua qualificação infere nos processos de ensino e de aprendizagem. A problemática de investigação deste projeto é a presença das mulheres cientistas nos livros didáticos de Ciências da Natureza. A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir de análise documental, tendo como objetos de análise livros didáticos de Biologia, Física e Química do Ensino Médio, disponíveis em uma escola pública do município de Viadutos-RS. A análise, de caráter quantitativo e qualitativo, foi baseada na frequência e nos contextos em que as mulheres cientistas aparecem nos livros didáticos. Foram analisados ao total 09 livros didáticos. Com esse estudo podemos indicar que é amplamente perceptível a grande disparidade entre mulheres e homens cientistas presentes nos LD analisados, tendo em vista que de um total de 590 cientistas citados nos LD, 574 são cientistas homens e, somente, 16 desses são mulheres. Assim, percentualmente, isso corresponde a 2,71% de expressividade na representação de mulheres nos livros das áreas das Ciências da Natureza. Já pela análise qualitativa relativa às imagens de cientistas, a representatividade feminina é de 0,94%. As três coleções da área das Ciências da Natureza analisadas ao não representarem mulheres cientistas de forma equitativa minnimizam a trajetória de profissionalização em áreas que, infelizmente, ainda são majoritariamente masculinas, percepção essa reforçada nos livros didáticos analisados.
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