CONHECIMENTOS, DESAFIOS E INTENÇÕES PARA O CONSUMO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL ENTRE USUÁRIOS DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

  • Vitória Regina Vieira Teixeira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Emanuelly Pozzer dos Santos
  • Rozane Marcia Triches

Resumen

O sistema agroalimentar atual tem alcançado altos índices de produtividade, porém, suas consequências têm colocado em xeque sua eficiência em relação à sustentabilidade. Consequências estas que no contexto mundial e brasileiro, podem ser identificadas a partir das questões nutricionais e de saúde da população, das problemáticas sociais e econômicas associadas à produção de alimentos e das questões ambientais Dentro deste contexto, é necessário repensar as dietas e o consumo alimentar. Nesse sentido, o fornecimento de refeições nas Universidades Públicas passa a assumir uma nova dimensão, tornando-se meio para construção de processos educacionais promotores de saúde e desenvolvimento regional sustentável. Partindo dessas questões, este projeto tem como objetivo principal compreender os conhecimentos, desafios e intenções para o consumo alimentar sustentável entre usuários de um Restaurante Universitário (RU). Para tanto, foram aplicados questionários online através da plataforma do Google Forms, para os usuários do RU do Campus de Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Apenas 20% dos usuários totais deste RU participaram da pesquisa. Em relação ao conhecimento sobre dietas sustentáveis obteve 60% das respostas certas. As maiores dificuldades encontradas foram 65,5% de se tornar vegano e 39,7% de se tornar vegetariano. As maiores intenções de mudança foram 82,8% reduzir o desperdício de alimentos, 55,2% comprar/consumir apenas produtos orgânicos. Houve correlação entre escores de conhecimento e intenções e entre dificuldades e intenções.   Conclui-se que apesar do alto conhecimento sobre dietas sustentáveis e boas intenções de mudanças, as dificuldades acabam interferindo na hora de repensar ações práticas em relação à sustentabilidade.

Publicado
23-09-2022