CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
Resumen
Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa realizada no contexto da Educação Básica, em que buscou-se identificar as contribuições da História da Ciência (HC) para o processo de alfabetização científica. O estudo teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica aos estudantes do Ensino Médio de escola pública a partir do estudo e da pesquisa acerca de aspectos da História da Ciência. As estratégias metodológicas da investigação delineiam-se em uma pesquisa qualitativa tendo como espaço de pesquisa a Universidade e a escola de Educação Básica, em que realizou-se uma análise de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) utilizados na escola de origem das bolsistas. Por meio do estudo identifica-se que as informações históricas apresentadas nos livros são fragmentadas, pois a falta de contextualização quanto ao local em que o cientista estudou, ou, ainda, de aspectos referentes ao que estava acontecendo no mundo no período em que ocorreu a construção do conceito científico, podem levar o estudante a compreender de forma fragmentada o processo de evolução científica.
Derechos de autor 2022 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).