AVALIAÇÃO DE MODELOS CINÉTICOS DA ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO PELO ADSORVENTE ZEÍNA
Palavras-chave:
Adsorção, Zeína, Azul de Metileno, Cinética de Adsorção, modelo Weber-MorrisResumo
Nas indústrias alimentícias há o consumo elevado de água e necessita de um alto grau de pureza para garantir a segurança do alimento produzido. Diversos setores industriais geram quantidades significativas de efluentes, dentre eles o corante, sendo elemento tóxico e que pode ocasionar a contaminação de organismos aquáticos e também danos à saúde humana. Um dos métodos para a remoção de corantes em águas residuais é a técnica de adsorção devido sua eficiência. Neste trabalho foi utilizado a zeína como material adsorvente para a remoção do corante azul de metileno (AM). Foi realizada a avaliação de modelos cinéticos para avaliar a adsorção do corante através do comportamento da zeína. Concluiu-se que o tempo de equilíbrio para a remoção do corante AM foi de 120 minutos. A cinética de adsorção foi descrita pelo modelo de pseudo-segunda ordem. O modelo Weber-Moris ajustou-se aos dados experimentais e indicou que a difusão intrapartícula é a etapa limitante do processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).