DINÂMICAS AMBIENTAIS E CULTURAIS E INTEGRAÇÃO BILATERAL NA RAIA TRANSFRONTEIRIÇA RIO GRANDE DO SUL – ARGENTINA
Palavras-chave:
Fronteira; Raia; Reservas ecológicas; Patrimônio Missioneiro.Resumo
Este é um subprojeto que faz parte do projeto guarda-chuva intitulado “Paisagem e Fronteira: Geografias da Raia Internacional Sul-rio-grandense”. O subprojeto foi iniciado no mês de Julho de 2021. Abordamos dois objetos de estudo, sendo esses, o conjunto paisagístico localizado na fronteira do Noroeste gaúcho com a província de Missiones, identificado aqui por Raia Transfronteiriça Rio Grande do Sul-Argentina e o conjunto histórico cultural das Missões Jesuítico-Guaranis, o sítio de São Miguel Arcanjo no Brasil, o sítio de San Ignácio Mini na Argentina e a Santísima Trinidad del Paraná no Paraguai. Os conjuntos escolhidos são divididos pelos limites internacionais, entendidos como fronteira, porém são conectados pela sua paisagem que não necessariamente seguem esse acordo, assim, essa conexão chamaremos de Raia e que debateremos mais amplamente na pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

