ATIVIDADE DA ADENOSINA DEAMINASE EM LINFÓCITOS E NÍVEIS SÉRICOS DE IL-17 EM PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL ESPORÁDICO
Palavras-chave:
Câncer colorretal, Adenosina deaminase, IL-17, Adenosina, TumorogêneseResumo
O câncer colorretal (CCR) esporádico é um dos subtipos de câncer com maior incidência e mortalidade, figurando como um grave problema de saúde pública na população brasileira. Estão envolvidos em sua patogênese tanto fatores ambientais, como a dieta, tabagismo e etilismo, quanto fatores intrínsecos, como os níveis de adenosina deaminase (ADA) e interleucina-17 (IL-17), que podem servir como marcadores de processos inflamatórios no CCR. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade da ADA em amostras de linfócitos e os níveis séricos de IL-17 em um grupo de pacientes com diagnóstico de CCR esporádico do subtipo histológico adenocarcinoma, em comparação com indivíduos controle saudáveis, sendo ambos os grupos atendidos em um hospital de referência no oeste catarinense. Esse estudo visa contribuir para o esclarecimento dos mecanismos patológicos e as consequências da sinalização purinérgica no contexto do CCR, buscando colaborar com a colocação de novas possibilidades terapêuticas contra a doença.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).