MAGNITUDE E VARIAÇÃO DAS TAXAS DE MORTALIDADE POR NEOPLASIA MALIGNA DE COLO DE ÚTERO EM PASSO FUNDO, RS: UMA ANÁLISE DE DUAS DÉCADAS
Palavras-chave:
Neoplasia de colo de útero; Mortalidade; Epidemiologia; Tendência temporal.Resumo
Objetivo: Analisar a tendência temporal de mortalidade por neoplasia maligna de colo de útero, de 1999 a 2019, em Passo Fundo, RS. Métodos: Estudo de série temporal a partir de dados do Sistema de Informação de Mortalidade. Os coeficientes de mortalidade foram calculados segundo idade e escolaridade; e a tendência, avaliada por regressão de Prais-Winsten. Resultados: Observou-se estabilidade nos coeficientes gerais de mortalidade por câncer de colo de útero (β:-0,03; IC95%:-0,08;0,02). Identificou-se tendência ascendente dos coeficientes em mulheres com até 7 anos de estudo. Diferentes padrões foram observados ao se avaliar os coeficientes por estratos etários. Conclusão: mulheres em idades mais avançadas e com baixa escolaridade foram aquelas com pior prognóstico da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

