A PESQUISA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO DO PROFESSOR EM SEU CONTEXTO PROFISSIONAL

  • Larissa Medeiros Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS
  • Lisieh Corrêa Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO/RS.
  • Eliane Gonçalves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Campus CERRO LARGO/RS. https://orcid.org/0000-0002-8018-3331

Resumen

O presente trabalho busca compreender o conhecimento de professor em sua formação a partir da metáfora de professor-pesquisador. Partindo do pressuposto de que há um conhecimento profissional específico de professor. Está pesquisa é considerada de cunho qualitativo e a dinâmica metodológica para análise dos trabalhos será à Análise de Conteúdo, na qual, a construção, definição e delimitação do corpus de análise ocorrerá a partir do levantamento dos trabalhos em periódicos da área de Ensino, nas Revistas Cocar, Ensaio, Cadernos da Educação, Ciência & Educação, Contexto & Educação, Práxis Educacional e também nas atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 2015-2021, enfocando o eixo temático Formação de Professores, com os seguintes descritores: “professor pesquisador; pesquisa educacional; pesquisa do professor”.

Publicado
04-10-2022