ADJUNTO ADNOMINAL X PREDICATIVO: ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA AS FUNÇÕES DO ADJETIVO EM SALA DE AULA

  • Cristiano Rogerio Gaio UFFS
  • Aline Peixoto Gravina
Palavras-chave: Adjetivo; Adjunto adnominal; Predicativo; Aprendizagem Ativa.

Resumo

O presente resumo pretende apresentar os resultados da pesquisa de Iniciação Científica intitulada: Adjunto Adnominal X Predicativo: atividades didáticas para as funções do adjetivo em sala de aula, iniciada em julho de 2021 e finalizada em junho de 2022. A temática do trabalho retoma dois projetos de pesquisa realizados anteriormente, entre os anos de 2019 e 2021 e traz à tona discussões acerca do ensino gramatical nas escolas, em que suscita questões que devem ser observadas em conjunto com o que atualmente é produzido dentro das universidades, nos cursos de licenciatura em Letras.  Muitas vezes, o distanciamento do que se produz em teoria gramatical no ambiente acadêmico, em relação aos conteúdos que são aplicados no Ensino Básico, acaba por gerar críticas, de ambos os lados, o que resulta em um certo isolamento desse conhecimento. 

Desta maneira, o trabalho em questão possui como objetivo trazer os resultados de dois projetos de iniciação científica, em que foram produzidas sequências didáticas que possam auxiliar no ensino de gramática nas escolas. Este trabalho demonstra e descreve como foram apresentados essas atividades para grupos de professores que já atuam no ensino básico, para futuros professores, acadêmicos do curso de letras e para alunos do mestrado em estudos linguísticos da UFFS. As atividades produzidas e apresentadas buscam identificar, primeiramente, a importância de se aprender mais sobre o adjetivo bem como o porquê de estudá-lo e, também, como ele está presente em nossos discursos, principalmente quando queremos expor uma opinião. Para que se cumpra este propósito, foram realizadas duas grandes oficinas, nas quais foram apresentadas atividades reflexivas, que levam em consideração o conhecimento 

internalizado que os estudantes já possuem sobre o uso dos adjetivos. Dito isso, é importante ressaltar que as atividades desenvolvidas no trabalho se respaldam nos pressupostos apresentados por autores que defendem um ensino de gramática de forma mais científica, tal como Vicente e Pilati (2012), Pires de Oliveira e Quarezemin (2016), Medeiros Junior (2020) e, especialmente, Pilati (2017), a qual traz uma abordagem da Aprendizagem Ativa com o uso de materiais concretos para este mesmo propósito. 

Para cumprir o propósito da Aprendizagem Ativa, mencionado anteriormente, produzimos um jogo lúdico para que os estudantes sejam inseridos nos parâmetros teóricos estudados nas obras da autora.. Nas oficinas, ofertadas de forma voluntária, os participantes apresentaram  comentários, sugestões e especialmente foram ouvidos sobre a exequibilidade do material produzido para ser trabalhado na educação básica. Ademais, é importante mencionar que as produções levaram em consideração as diretrizes estabelecidas pelos documentos orientadores de ensino: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum (BNCC). 









Publicado
22-09-2022