REPRESENTAÇÕES DA LUTA PELA TERRA NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA CANTUQUIRIGUAÇU/PR

  • Jayne Westphal Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Elias Abraão Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fábio Luiz Zeneratti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Laranjeiras do Sul
Palavras-chave: Assentamentos, Camponeses, Latifúndio

Resumo

O Território da Cidadania Cantuquifiguaçu é marcado pela luta dos camponeses contra o latifúndio. Nesta região está localizado o maior latifúndio em terras contínuas do sul do Brasil. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi compreender e representar a luta pela terra na região denominada de Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, localizada no estado do Paraná. Por meio de estudo bibliográfico, análise de dados oficiais e pesquisa de campo, foi possível identificar que a organização dos camponeses em movimentos sociais de luta pela terra possibilitou o enfrentamento ao latifúndio. Isso levou a constituição de vários assentamentos de reforma agrária. 

Biografia do Autor

Jayne Westphal, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul. 

Elias Abraão Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduado em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul. 

Fábio Luiz Zeneratti, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Laranjeiras do Sul

Graduado em Geografia, Licenciatura, pela UEM; Mestre em Grografia pela UEL; Doutor em Geografia pela UEL; Professor do Magistério Superior da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Laranjeiras do Sul. Atua principalmente nos temas relacionados à Geografia Humana: Questão Agrária, Movimentos Socioterritoriais, Reforma Agrária, Recriação Camponesa e Cooperativismo.

Publicado
25-09-2022