ANÁLISE DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE LANTANA FUCATA LINDL. (VERBENACEAE) CULTIVADA EM EXCESSO DE ZINCO
Resumo
Uma das maiores dificuldades na exploração dos metabólitos secundários, consiste em sua baixa concentração nos tecidos vegetais. Consequentemente, a busca por agentes que estimulem a síntese destes compostos em plantas medicinais torna-se uma área instigante. O estresse provocado por concentrações elevadas de íons metálicos no ambiente tem sido investigado e demonstra resultados promissores, já que estes podem desencadear alterações fisiológicas diversas, expressões de genes, e elevar a produção de compostos bioativos em plantas Neste sentido , este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do estresse causado por excesso de zinco em meio de cultivo hidropônico sob o perfil de metabólitos secundários de folhas de Lantana fucata, uma importante espécie nativa e medicinal. Diversos metabólitos secundários foram caracterizados em folhas de L. fucata nesse estudo. As técnicas de cromatografia e espectrometria de massas, possibilitaram uma separação cromatográfica eficiente, sendo as plantas dos arredores da UFFS, utilizadas para esta finalidade. Para verificar se as altas concentrações de zinco no meio de cultivo hidropônico, em que a espécie foi exposta, interferem na produção de metabólitos secundários em suas folhas, análises quantitativas vêm sendo conduzidas.
Copyright (c) 2022 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).