REDUÇÃO DO TEOR DE ACIDEZ DO ÓLEO DE SS VIA MÉTODO ELETROQUÍMICO
Palavras-chave:
Eletrólise, biodiesel, inovação, acidez do óleo.Resumo
O biodiesel é uma alternativa de energia renovável, possui origem de óleos vegetais ou animais, geralmente produzido através do processo de transesterificação. Este trabalho utiliza como matéria-prima o óleo de SS que até o momento não possui uma destinação comercial, entretanto,este óleo apresenta uma índice de acidez 60,19 mgKOH/g de óleo, incompatível com o processo de transesterificação. O objetivo deste trabalho foi realizar l o tratamento do teor de acidez no óleo de SS, via método eletroquímico, visando reduzir o custo de produção do biodiesel de SS. O melhor resultado encontrado foi a razão molar de 1:20 (M:M) e concentração máxima de catalisador (5%), que apresentou uma redução de 93,16%, com um índice de acidez de 4,10 + 0,10 mgKOH/ g de óleo, valor próximo ao ideal proposto pela literatura. A quantidade de metanol utilizada no processo foi reduzida em 50%, comparado ao descrito na literatura, o que contribui para a redução do custo de produção da produção do biodiesel.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).