A PROBLEMATIZAÇÃO DE VALORES PRESENTES NO PROCESSO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS, NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS

  • Franciele Cremer Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus cerro largo
  • Letícia Barbieri Martins
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-1068-2872
Palavras-chave: Cultura de participação social; Currículo; Não neutralidade da CT; PLACTS; Valores.

Resumo

O currículo de ciências visa com que os educandos tenham uma educação científico-tecnológica para entender os processos científico-tecnológicos que estão, cada vez mais, presentes em nossa sociedade. Objetivando com que as práticas educativas com enfoque CTS tenham uma maior visibilidade investigamos: como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas no Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (CIECITEC), têm sido desenvolvidas? Se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, tivemos como resultado três categorias: 1) Metodologias de ensino que visam o contexto social do educando; 2) Valores que permeiam as problemáticas ambientais; 3) Busca pela formação de sujeitos mais críticos e participativos. Ressaltamos a importância de se trabalhar com a realidade dos educandos, fazendo com que percebam que são capazes de transformar a sua realidade através da educação.

Publicado
29-09-2022