A PROBLEMATIZAÇÃO DE VALORES PRESENTES NO PROCESSO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS, NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Cultura de participação social; Currículo; Não neutralidade da CT; PLACTS; Valores.Resumo
O currículo de ciências visa com que os educandos tenham uma educação científico-tecnológica para entender os processos científico-tecnológicos que estão, cada vez mais, presentes em nossa sociedade. Objetivando com que as práticas educativas com enfoque CTS tenham uma maior visibilidade investigamos: como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas no Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica (CIECITEC), têm sido desenvolvidas? Se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, tivemos como resultado três categorias: 1) Metodologias de ensino que visam o contexto social do educando; 2) Valores que permeiam as problemáticas ambientais; 3) Busca pela formação de sujeitos mais críticos e participativos. Ressaltamos a importância de se trabalhar com a realidade dos educandos, fazendo com que percebam que são capazes de transformar a sua realidade através da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).