PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DA SEMENTE DE SG
Palavras-chave:
Etanol de segunda geração, Fermentação, Otimização, ResíduoResumo
A crescente demanda energética mundial é majoritariamente suprida pelos combustíveis fósseis, poluentes e finitos, sendo assim necessária a pesquisa e desenvolvimento de fontes renováveis de energia, como o etanol, um biocombustível produzido a partir da fermentação de açúcares redutores. Neste trabalho foi realizada a otimização da produção de etanol de segunda geração a partir da semente de SG, uma matéria-prima sem aplicações produtivas ou alimentícias. Primeiramente, para a obtenção de açúcares redutores, foi realizada a hidrólise ácida da semente utilizando as condições (concentração do ácido, tempo de reação e temperatura) otimizadas em trabalho anterior. Então, buscando a produção da maior quantidade de etanol possível, foi otimizada a fermentação dos açúcares redutores produzidos, variando a concentração de leveduras e o tempo de fermentação de acordo com um planejamento fatorial. Os resultados desses ensaios de fermentação foram então submetidos a uma análise estatística contando com uma análise de variância e construção de superfície de resposta além de otimização por meio de função desejabilidade. Nas condições otimizadas de 5,82 dias e 13,39 g/L de leveduras foi obtida uma eficiência de fermentação 99,84 % do rendimento teórico, permitindo uma produção de 129,38 g, ou 163,99 mL, de etanol por kg de semente de SG.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).