A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: (RE)CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

  • Cintia Duarte Machado UFFS
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves

Abstract

Este projeto tem como objetivo discorrer sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa, destacando as (re) configurações de sua atividade. Nesse sentido, faz-se uso da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a qual entende como essencial o papel da linguagem no processo de desenvolvimento humano. Como proposta metodológica, analisa-se a relação entre linguagem e trabalho, observando-se elementos que moldam a constituição do professor de Língua Portuguesa, suas concepções, suas metodologias, suas dificuldades etc. Para tanto, elaborou-se um questionário com perguntas objetivas e dissertativas direcionadas ao contexto de trabalho desse profissional, a fim de identificar seu agir por meio dos textos que produz sobre a docência. A partir do questionário, busca-se compreender e refletir a respeito de elementos que constituem a prática do professor de Língua Portuguesa: a motivação pela procura do Curso de Licenciatura em Letras; o perfil do “bom professor”, as características necessárias que o professor de Língua Portuguesa deve ter; as ações/procedimentos considerados cruciais para uma prática pedagógica eficaz do professor de linguagem; a concepção de linguagem do professor da área. Com isso, busca-se dar voz ao professor, propiciar uma reflexão sobre o contexto de trabalho a que é submetido e colaborar com os aspectos que integram esse espaço social e profissional.

Published
27-09-2022