AÇÃO DO ATP E DA MELATONINA NA TEMPESTADE DE CITOCINAS E OS RECEPTORES PURINÉRGICOS P2X1R NO PROGNÓSTICO DA COVID-19

Author Biographies

Joana Vitória Cassol, UFFS

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Fronteira Sul, membro diretoria da Liga de Neurociências, membro do Grupo de pesquisa Neurociências Translacional, Clínica e Experimental, membro do Centro Acadêmico de Medicina Índio Condá.

Júlia Leão Batista Simões, UFFS

Acadêmica de medicina da Universidade Federal de Fronteira Sul, membro da diretoria da Liga Acadêmica de Neurociências, membro da diretoria Liga Acadêmica de Urgência e Emergência, membro da Liga Acadêmica de Anatofisiologia, membro da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, idealizadora do projeto de extensão ?Explicando o sistema purinérgico para a Comunidade? e de dois projetos de pesquisa na temática da Neurociência e sobre o Sistema Purinérgico, participante do projeto de extensão ?Trombatuque?, membro da diretoria da Associação Atlética Acadêmica de Medicina 18 de maio (AAAMVXIII), participante do grupo de pesquisa sobre sistema purinérgico e COVID-19 e da pesquisa sobre sistema purinérgico e doenças neurodegenerativas. Somado a isso, participou do livro "Advances in Health and Disease - Volume 35" publicado na Nova Science Publisher e do "SARS-CoV-2 Invasion and Pathogenesis of COVID-19: A Perspective of Viral Receptors, Bradykinin, and Purinergic System. In: Springer" publicado na Frontiers of COVID-19: Scientific and Clinical Perspectives of the Novel SARS-CoV-2. Possui publicações em jornais como Internacional Immunopharmacology, Molecular Neurobiology, Journal Neuroimmune of Pharmacology, Cellular and Molecular Neurobiology, Journal of Immunology Research, Clinical Biochemistry e Annual Research & Review in Biology, sendo revisora da revista Journal of Immunology Research. Além disso, é formada em eletrotécnica pelo IFES e possui experiência em engenharia de energia, com foco em sistemas de energia.

Alana Patrícia da Silva, UFSC

Doutoranda em Bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas. Tem experiência com obtenção de compostos bioativos de alimentos e produtos naturais com potencial para aplicações farmacológicas e biotecnológicas.

Margarete Dulce Bagatini, UFFS

Professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 2011. Possui graduação em Farmácia - Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2006), mestrado (2008) e doutorado (2010) em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela mesma universidade. Coordenadora adjunta de pesquisa (2014) e coordenadora acadêmica (2015) do Campus Chapecó/UFFS. Atualmente é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da UFFS, líder do grupo de pesquisa: Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas, professora orientadora dos programas de pós-graduação em Bioquímica pela UFSC, programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFFS, além de membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS. Tem experiência nas seguintes linhas de pesquisa: estresse oxidativo, sistema purinérgico, compostos naturais e patologias humanas, sendo revisora de diversos periódicos internacionais e editora das revistas Journal of Immunology Research, Oxidative Medicine and Cellular Longevity, Current Neuropharmacology, Pharmaceuticals e Frontiers in Pharmacology.

Published
29-09-2022