AÇÃO DO ATP E DA MELATONINA NA TEMPESTADE DE CITOCINAS E OS RECEPTORES PURINÉRGICOS P2X1R NO PROGNÓSTICO DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Melatonina, COVID-19, Estresse Oxidativo, Saúde Mental, Sinalização Purinérgica

Biografia do Autor

  • Joana Vitória Cassol, UFFS

    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Fronteira Sul, membro diretoria da Liga de Neurociências, membro do Grupo de pesquisa Neurociências Translacional, Clínica e Experimental, membro do Centro Acadêmico de Medicina Índio Condá.

  • Júlia Leão Batista Simões, UFFS

    Acadêmica de medicina da Universidade Federal de Fronteira Sul, membro da diretoria da Liga Acadêmica de Neurociências, membro da diretoria Liga Acadêmica de Urgência e Emergência, membro da Liga Acadêmica de Anatofisiologia, membro da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher, idealizadora do projeto de extensão ?Explicando o sistema purinérgico para a Comunidade? e de dois projetos de pesquisa na temática da Neurociência e sobre o Sistema Purinérgico, participante do projeto de extensão ?Trombatuque?, membro da diretoria da Associação Atlética Acadêmica de Medicina 18 de maio (AAAMVXIII), participante do grupo de pesquisa sobre sistema purinérgico e COVID-19 e da pesquisa sobre sistema purinérgico e doenças neurodegenerativas. Somado a isso, participou do livro "Advances in Health and Disease - Volume 35" publicado na Nova Science Publisher e do "SARS-CoV-2 Invasion and Pathogenesis of COVID-19: A Perspective of Viral Receptors, Bradykinin, and Purinergic System. In: Springer" publicado na Frontiers of COVID-19: Scientific and Clinical Perspectives of the Novel SARS-CoV-2. Possui publicações em jornais como Internacional Immunopharmacology, Molecular Neurobiology, Journal Neuroimmune of Pharmacology, Cellular and Molecular Neurobiology, Journal of Immunology Research, Clinical Biochemistry e Annual Research & Review in Biology, sendo revisora da revista Journal of Immunology Research. Além disso, é formada em eletrotécnica pelo IFES e possui experiência em engenharia de energia, com foco em sistemas de energia.

  • Alana Patrícia da Silva, UFSC

    Doutoranda em Bioquímica na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2021). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas. Tem experiência com obtenção de compostos bioativos de alimentos e produtos naturais com potencial para aplicações farmacológicas e biotecnológicas.

  • Margarete Dulce Bagatini, UFFS

    Professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 2011. Possui graduação em Farmácia - Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2006), mestrado (2008) e doutorado (2010) em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela mesma universidade. Coordenadora adjunta de pesquisa (2014) e coordenadora acadêmica (2015) do Campus Chapecó/UFFS. Atualmente é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da UFFS, líder do grupo de pesquisa: Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas, professora orientadora dos programas de pós-graduação em Bioquímica pela UFSC, programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFFS, além de membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS. Tem experiência nas seguintes linhas de pesquisa: estresse oxidativo, sistema purinérgico, compostos naturais e patologias humanas, sendo revisora de diversos periódicos internacionais e editora das revistas Journal of Immunology Research, Oxidative Medicine and Cellular Longevity, Current Neuropharmacology, Pharmaceuticals e Frontiers in Pharmacology.

Downloads

Publicado

29-09-2022