INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS)
Palavras-chave:
Diário de formação; Formação de professores; Reflexivo; Análise crítica; Pesquisa.Resumo
No processo de formação inicial de professores de Ciências acreditamos que os processos investigativo-formativos possibilitam aos professores em formação a produção de perspectivas crítico-reflexivas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, narrativa-documental é compreender a centralidade da IA nesses processos de formação a partir da análise das narrativas produzidas nos Diários de Formação (DF) durante o desenvolvimento dos Componentes Curriculares de Prática de Ensino: “Metodologia e Didática do Ensino de Ciências” e “Prática de Ensino: Pesquisa em Educação”, desenvolvidos no ano de 2020. A análise de conteúdo de 244 excertos de DF apresentou os seguintes resultados: a) Concepções de IA: IA Técnica (146:244); IA Prática (74:244) e IA Crítica (24:244); b) Níveis de reflexão: Descritivo (122:244); Explicativo/Analítico (54:244) e Reflexivo/Valorativo (68:244) e c)Conteúdo da reflexão: Autorreflexão (28:47), Metodologia de ensino (25:47), Aula remota, (24:47) Metodologia de pesquisa (17:47), Concepção de ensino (14:47), Ideário de docência (15:47), Avaliação (13:47), Educação (13:47), Diário de Formação (6:47), Planejamento (2:47) e Papel da Práxis (1:47). Com base nos resultados alcançados com essa pesquisa acreditamos que o desenvolvimento de processos de IA guiados pelo uso do DF favorece o desenvolvimento de um perfil pesquisador e crítico nos professores em formação inicial de Ciências.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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