INVESTIGAÇÃO-AÇÃO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS)

  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Naiára Berwaldt Wust Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
Palavras-chave: Diário de formação; Formação de professores; Reflexivo; Análise crítica; Pesquisa.

Resumo

No processo de formação inicial de professores de Ciências acreditamos que os processos investigativo-formativos possibilitam aos professores em formação a produção de perspectivas crítico-reflexivas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, narrativa-documental é compreender a centralidade da IA nesses processos de formação a partir da análise das narrativas produzidas nos Diários de Formação (DF) durante o desenvolvimento dos Componentes Curriculares de Prática de Ensino: “Metodologia e Didática do Ensino de Ciências” e “Prática de Ensino: Pesquisa em Educação”, desenvolvidos no ano de 2020. A análise de conteúdo de 244 excertos de DF apresentou os seguintes resultados: a) Concepções de IA: IA Técnica (146:244); IA Prática (74:244) e IA Crítica (24:244); b) Níveis de reflexão: Descritivo (122:244); Explicativo/Analítico (54:244) e Reflexivo/Valorativo (68:244) e c)Conteúdo da reflexão: Autorreflexão (28:47), Metodologia de ensino (25:47), Aula remota, (24:47) Metodologia de pesquisa (17:47), Concepção de ensino (14:47), Ideário de docência (15:47), Avaliação (13:47), Educação (13:47), Diário de Formação (6:47), Planejamento (2:47) e Papel da Práxis (1:47). Com base nos resultados alcançados com essa pesquisa acreditamos que o desenvolvimento de processos de IA guiados pelo uso do DF favorece o desenvolvimento de um perfil pesquisador e crítico nos professores em formação inicial de Ciências.

Biografia do Autor

Karim Francini Herlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. Bolsista de Iniciação Científica - FAPERGS. Participou do Programa de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências (2021-2021).

Naiára Berwaldt Wust, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC, bolsista CAPES/DS e participante do grupo de pesquisa GEPECIEM. Licenciada em Ciências Biológicas Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Ex voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 01/08/2018 a 31/01/2020, pesquisou como bolsista (PIBIC-CNPq) no projeto intitulado: O Pensamento Crítico em Ciências: análise de atividades/estratégias em manuais didáticos de Portugal, no período de 08/2018 a 07/2019. Iniciou em 08/2019 como bolsista (PIBIC-CNPq) no projeto intitulado: O papel da Investigação-Ação em processos de formação inicial de professores de Ciências, o qual finalizou em 07/2020. Ex voluntária do Programa Residência Pedagógica Biologia, Física e Química (2020), atualmente bolsista (PROBIC-FAPERGS) no projeto intitulado: O papel da Investigação-Ação em processos de formação inicial de professores de Ciências (Biológicas).

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Publicado
27-09-2022