O O PENSAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS COLOMBIANOS

  • Ariély Lencina de Farias Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo
  • Letiane Lopes da Cruz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Reflexão crítica; Didática; Currículo; Ensino-Aprendizagem.

Resumo

A preocupação ibero-americana sobre a formação dos alunos para atuação como sujeitos críticos na sociedade levou a busca por estratégias didáticas que desenvolvessem o Pensamento Crítico (PC). A presente pesquisa tem como objetivo investigar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências da Colômbia, atividades didáticas capazes de promover o PC e construir um guia didático de atividades promotoras do PC no ensino de Ciências. Assim, com abordagem qualitativa, do tipo documental, a pesquisa analisou seis (6) LD de Ciências do Ensino Fundamental, dividida em processos de análise, investigação e determinação dos descritores. Foram identificadas três categorias, 12 subcategorias e 102 estratégias. Na categoria Informativa (175:1513) estão dispostas atividades pedagógicas mais tradicionais pouco voltadas ao PC, na Exploratória (1227:1513) as que têm potencial para desenvolver PC com a mediação do professor e na categoria Reflexiva/Crítica (111:1513), a qual contém as atividades com maior potencial de desenvolver o PC em Ciências. Os resultados são satisfatórios, pois 88% das estratégias didáticas analisadas quando mediadas pelo professor são capazes de desenvolver um perfil de sujeitos cidadãos críticos. O guia didático partiu de pesquisas sobre LD e referências teóricas ibero-americanas com a função de divulgar estratégias para promoção e desenvolvimento do PC em Ciências.

Biografia do Autor

Ariély Lencina de Farias, Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Cerro Largo

Acadêmica do curso Ciências Biológicas- Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo- RS. Bolsista de Iniciação Científica- CNPq. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID (2021-2022).

Letiane Lopes da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e bolsista CAPES/DS. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFFS, Campus Cerro Largo/RS. Participou do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2018-2019), foi bolsista PROIC-T/UFFS (2019-2021) e bolsista PIBIC-CNPq (2021-2022), voluntária do Programa Residência Pedagógica Biologia, Física e Química (2020-2021). Participante do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Tem realizado pesquisas voltadas para a análise de Livros Didáticos, com ênfase no Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Publicado
29-09-2022