OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO GEOGEBRA: ESTUDO DE POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PARÁBOLAS

  • Sandy Maria Gaio UFFS
  • Vitor José Petry
  • Rosane Rossato Binotto
Palavras-chave: Parábola; GeoGebra; Objetos virtuais de aprendizagem; Imaginação pedagógica.

Resumo

Com o objetivo de produzir materiais didáticos digitais de modo a contribuir para o ensino e aprendizagem de parábolas no Ensino Médio, neste trabalho elaborou-se objetos virtuais de aprendizagem (OVA), utilizando-se o software GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórico propositiva em que se realizou uma análise de possibilidades e potencialidades de interação e de conceitos nesses OVA, por meio de um exercício de imaginação pedagógica, na perspectiva de Skovsmose, realizada pelos proponentes deste trabalho. Neste exercício foram apontados como principais conceitos e conteúdos que podem ser explorados: definição, elementos e propriedades da parábola; além da propriedade reflexiva que pode ser usada em diferentes aplicações. Destaca-se também a possibilidade de manipular elementos dos OVA, facilitando visualmente aos estudantes, o entendimento de propriedades matemáticas presentes nesses objetos.

 

Publicado
15-09-2022