LEITURA NOS LIVROS DO ENSINO MÉDIO: O LUGAR DA COMPREENSÃO LEITORA

  • Andrielli Janaina Machado Ribeiro
  • Mônica Schmitt da Silva
  • Andréia Inês Hanel Cerezoli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Compreensão leitora; Leitura; Leitura proficientet

Resumo

Diferentes áreas de estudo convergem no entendimento de que a definição de leitura decorre de outras concepções como: sujeito, língua, texto e sentido. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo verificar quais são as habilidades contempladas nas atividades de leitura propostas em um livro didático de língua portuguesa no ensino médio (três anos), cuja principal hipótese é a de que as atividades de leitura apresentadas no livro didático pouco contribuam para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora, em comparação com as habilidades de decodificação e intepretação. Pode-se dizer que as três habilidades: decodificação, compreensão e interpretação foram contempladas, mas o fato de a compreensão leitora ser a com menor ocorrência, sugere uma lacuna na formação leitora desses alunos, já que tiverem poucas oportunidades de exercitar a análise e a síntese dos dados apresentados nos textos.

Publicado
29-09-2022