FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E A REFORMA CURRICULAR PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE 2019: UMA ANÁLISE DA LITERATURA ESPECIALIZADA PUBLICADA ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2021

  • Ana Cristina Kunz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruno Antonio Picoli Universidade Federal da Fronteira Sul

Abstract

Esta pesquisa se dedica a refletir sobre os desafios para a formação de professores de História a partir das implicações das recentes reformas curriculares que tiveram lugar no Brasil entre os anos de 2015 e 2019 e que se encontram em processo de implementação. Tem como objetivo analisar criticamente a produção bibliográfica que versa sobre as implicações técnicas, políticas e éticas das reformas curriculares para a formação de professores da Educação Básica (DCN-BNC/BNC-Formação) na formação inicial de professores de História publicada em periódicos científicos entre os anos de 2020 e 2021. Seu propósito é qualificar o debate acerca dessa temática e orientar futuras pesquisas e ações.

Published
01-09-2022