AVALIAÇÃO DA TOLERÂNCIA, DISTRIBUIÇÃO E ACÚMULO DE COBRE EM TRIDAX PROCUMBENS L. (ASTERACEAE)
Resumo
A fitorremediação baseia-se na utilização de plantas capazes de absorver e acumular grandes quantidades de metais em seus tecidos, afim de recuperar áreas contaminadas com menor custo e impactos ambientais. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a tolerância, a distribuição e o acúmulo de cobre (Cu) em mudas de Tridax procumbens. O experimento foi realizado no laboratório da UFFS, sob condições de fotoperíodo (12h) e temperatura (25°C) controlados. As plantas foram cultivadas em solo com 8,91 (controle) 70, 140, 210 e 420 mg kg-1 de Cu. Após 95 dias, as plantas foram coletadas, separadas em parte aérea (PA) e sistema radicular (SR) para a avalição da massa seca, acúmulo de Cu, e a determinação do Fator de Translocação e Índice de Tolerância. A T. procumbens acumulou maiores quantidades de Cu no SR em relação a PA, o que é considerado uma estratégia da planta para tolerar o metal, indicando baixa fitoextração, dados comprovados pelos FT calculados. O IT demonstrou que essa espécie manteve seu crescimento mesmo quando cultivada com 420 mg kg-1 de Cu, indicando boa tolerância a altas concentrações.
Copyright (c) 2022 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).