NATUREZA E PRÁTICA REFLEXIVA NOS ESTUDOS DE AULA
Palavras-chave:
Estudos de Aula, Formação de professores, ReflexãoResumo
O estudo de aula, ou jugyō kenkyū , é uma abordagem de formação de professores, cujo objetivo centra se em sua própria prática e materializa se em dinâmicas colaborativas e reflexivas arraigadas em sua cultura profissional. Originária no século XX, a modalidade só ganhou destaque a partir da segunda metade do século passado, tornando se prática de formação docente em Portugal, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil as discussões e formações sobre o estudo de aula ainda são prematur as, mas de grande potencial. O objetivo do presente trabalho é analisar a natureza reflexiva engendrada na dinâmica dos estudos de aula, buscando identificar seus processos individuais e coletivos no desenvolvimento do estudo, bem como os impactos mais significativos na prática do professor e na sua percepção durante e após os estudos. Busca se, portanto, estabelecer com precisão sobre quais princípios estão estabelecidas a ação e reflexão do p rofessor no cotidiano e qual a mudança proporcionada a partir da reflexão sobre seus próprios conhecimentos em um contexto de prática colaborativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

