POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A COETANEIDADE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

  • Eduardo Cesar da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Adriana Maria Andreis
Palavras-chave: Lugar geográfico, Educação Básica, BNCC, Ensino Remoto, COVID-19

Resumo

Apresentamos neste resumo, o percurso teórico-metodológico e os resultados obtidos até o presente momento, na pesquisa intitulada “Política educacional brasileira e a coetaneidade do espaço geográfico: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da pandemia Covid-19”, institucionalizado e financiado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó - Santa Catarina (SC). Nesse complexo, a pesquisa tem enfoques na compreensão das inter-relações entre as políticas educacionais e o espaço geográfico com ênfase a categoria analítica do lugar, sobretudo o escolar. Também, envolve o estudo dessas articulações cotidianas entre as políticas educacionais e espaço geográfico no período da pandemia da COVID-19 com base em documentos de políticas educacionais expedidos pelo Governo Federal. Ao encontro desses alcances articulamos o debate com relações com a BNCC neste contexto atípico na educação, atentando aos dispositivos contribuem ou não, ao enfrentamento desta remotização do ensino.

Publicado
08-10-2021